3. Seguro Agrícola
3.2. Contratação de Seguros
A plataforma permite realizar a contratação do Seguro Agrícola tanto a partir de uma Simulação como também criar diretamente o seguro pulando esta etapa.A contratação do seguro é o momento onde será informado no sistema todas as informações necessárias para a contratação, como os dados do produtor rural, propriedade e produto.
Uma criação de seguro pode ser feita de duas formas:
1. Através da Criação direta de uma Nova Proposta: Para casos onde queira criar uma proposta sem a realização de uma simulação comparativa entre produtos.
2. Através de uma Simulação de Seguro: Após realizar uma simulação é possível contratar o seguro a partir de uma cotação, como também a partir de uma cotação escolhida de uma simulação salva.
Para criar diretamente o seguro, acesse no Painel > Nova proposta ou Seguro agrícola > Safra > + Criar Seguro e em seguida inicie o preenchimento das informações.
Inicie o preenchimento selecionando o Produtor, Proponente (caso o Produtor Rural não tenha proponentes cadastrados, este campo não será apresentado), Propriedades, Área Assegurada, Data de plantio, Variedade, Beneficiário, Seguradora e Produto.
Quando selecionar a propriedade você poderá em Editar Croqui, verificar o croqui da propriedade, como também poderá alterar este croqui somente para a contratação deste seguro em específico.
A partir da seleção do Produto, os próximos campos a serem preenchidos poderão variar de acordo com o produto escolhido. Neste momento as informações requisitadas serão utilizadas para os cálculos dos valores do seguro.
Após preencher as informações requisitas pela seleção do produto, clique no botão Simular Seguro e verifique os valores para a contratação.
Finalizado o preenchimento das informações, o agrônomo tem a opção de enviar o seguro diretamente para contratação. Para isto, selecione a opção Você deseja enviar o seguro para contratação e Salvar o Seguro. Além desta opção, existe a opção de salvar a proposta e deixá-la Em edição para enviar depois.
Feito o envio para contratação, será apresentada uma mensagem de conclusão da criação do seguro com a indicação para tomada da assinatura do Termo de Concordância do proponente.
Importante: O documento de Termo de concordância do proponente traz todas as informações descritas na proposta do seguro, o croqui das áreas asseguradas e a declaração de ciência e concordância. Este documento poderá ser assinado pelo produtor, digitalizado e anexado ao seguro na plataforma.
Para editar um seguro cadastrado na plataforma, acesse Painel, em seguida clique no status Em edição, localize o seguro dentro da listagem apresentada, clique no botão Ações e em seguida em Editar Seguro. Como também poderá acessar a listagem a partir do menu Seguro Agrícola selecionar a Safra e seguir o mesmo caminho descrito anteriormente.
Outras opções de envio do seguro para contratação, são o envio individual de cada seguro pelo e o envio em lote. Sendo a primeira a partir da opção Ações > Enviar para contratação e a segunda em Ações em lote > Contratar Seguros.
Agora, para criar um seguro a partir de uma Simulação Comparativa, na cotação do seguro escolhida clique em Contratar, e em seguida inicie o preenchimento das informações como foi descrito anteriormente.
Há também a opção da criação do seguro a partir de uma Simulação salva, onde após a seleção da cotação pelo produtor rural o agrônomo poderá continuar o preenchimento das informações para a criação do seguro.
3.3. Simulações Salvas
O acompanhamento das simulações de seguros salvas é realizado na opção Simulações Salvas.Na tela de Simulações salvas, você poderá acompanhar os status das cotações de seguros que foram salvas. Como também poderá verificar se o produtor rural já selecionou a cotação do seguro para contratação. Clique em Visualizar para verificar e editar as informações das simulações.
Caso o produtor rural tenha selecionado uma das cotações, você poderá iniciar o processo de contratação do seguro a partir da cotação selecionada, clicando em Contratar.
Veja aqui como contratar um Seguro Agrícola
Importante: A plataforma enviará notificações para o e-mail do agrônomo no momento que o produtor rural selecionar uma das cotações de uma simulação salva.
3.4. Acionar Sinistro
Na plataforma Seguro Agrícola, é realizado todos os passos de um acionamento de sinistro. Começando pela comunicação do sinistro pelo agrônomo, agendamento da realização da vistoria, entrega de documentos e a análise e encerramento do sinistro.Uma vez que o seguro foi contratado é possível realizar o acionamento de sinistros. Na plataforma o agrônomo realiza o acionamento do sinistro individualmente de cada seguro, como também é possível realizar esta ação em lote, ou seja, acionar o seguro para várias propriedades rurais ao mesmo tempo.
Acione o sinistro de um único seguro, localizando o seguro na listagem de seguros, e em seguida clique em Ações > Acionar Sinistro.
Para os casos onde o mesmo incidente aconteça para mais de uma propriedade rural, o agrônomo poderá selecionar quais seguros ocorreram o incidente e em Ações em Lote, clicar em Acionar Sinistros.
Preencha as informações referentes ao incidente. Finalizado o preenchimento, clique em Enviar para Acionar Sinistro, feito isto o corretor receberá a notificação do acionamento do sinistro.
Após o corretor ter comunicado o sinistro à seguradora, o status do seguro passará de Enviado para acionar sinistro para Sinistro acionado. Para visualizar as informações, acesse Ações > Visualizar Sinistro.
Na relação de sinistros de um seguro, o agrônomo poderá identificar quais os sinistros já tem o número de protocolo adicionado pelo corretor na plataforma. Para verificar os detalhes de um acionamento de sinistro, clique em Ações > Visualizar Sinistro.
Na tela de visualização é apresentada todas as informações do sinistro.
O acompanhamento das informações do agendamento para a realização da vistoria, como também as informações de deferimento ou indeferimento dos sinistros. São visualizados no Histórico do seguro. Nos status de seguro: Sinistro acionado, Indenizado ou Indeferido, clique sobre o Status do seguro e verifique as informações inseridas pelo corretor.
Para a análise de um sinistro, poderá ser solicitado pela seguradora documentos complementares do produtor rural ou da propriedade. Anexe estes documentos ao seguro, na listagem de seguros em Ações > Anexar arquivos. Ao anexar os arquivos, o corretor receberá notificações do envio.
Importante: Um seguro poderá ter mais de um sinistro acionado em uma mesma apólice. Para acionar agravantes de sinistros basta acionar novos sinistros em Ações > Acionar sinistros.
3.5. Relatórios
O agrônomo poderá obter informações sobre os Seguros Agrícolas cadastrados de uma determinada safra a partir da listagem dos Seguros Agrícolas > Seleção da Safra > Relatórios. Na opção Exportar selecionados (xls), é possível gerar um arquivo no formato .xls com todas as informações cadastradas dos seguros.Na opção Seguros no Mapa, é apresentado na região de atuação do agrônomo os seguros cadastrados da safra. Os seguros são indicados no mapa com a cor referente a etapa na qual os seguros se encontram. Clicando em cima de um determinado status será apresentado no mapa somente os seguros que se encontram na etapa selecionada.
3.6. Boletos de Pagamento
Os boletos de pagamentos dos seguros agrícolas contratados, são apresentados na tela principal do menu Seguro Agrícola. O sistema traz nesta tela os boletos a vencer nos próximos 15 dias. Para verificar todos os boletos cadastrados no sistema, clique em Visualizar boletos.Na listagem dos boletos é possível verificar informações, como também ter acesso ao arquivo do boleto para impressão e download.
Um dia antes da data de vencimento do boleto, a plataforma envia ao e-mail do agrônomo uma notificação com a relação dos boletos que irão vencer no próximo dia. Caso o e-mail do produtor rural esteja preenchido em seu cadastro, este também receberá a notificação para lembrar do vencimento do boleto.